Sistema de E-mail Bitworks

E-mail


Desde o seu surgimento até os dias atuais o E-mail é uma das principais formas de comunicação existentes, proporcionando as empresas velocidade, flexibilidade e praticidade na comunicação.


Acompanhando esta tendencia tecnologica, desde 2004 a Bitworks desenvolve e aprimora uma solução de Email completa, que agrega todas as modernas funcionalidades da atualidade.


Tomamos também o cuidado de utilizar preferencialmente solftwares de código fonte aberto que tivessem uma grande credibilidade na comunidade, garantindo assim um serviço estável e seguro.


Outra grande vantagem desta solução é que os softwares utilizados são “Software Livre”, ou seja não há custos com licença.



Funcionalidades


1- IMAP4 -> Este protocolo permite uma forma moderna e dinâmica de acesso e armazenamento dos e-mails:

- Todos os e-mails ficam armazenados no servidor de forma centralizada, permitindo assim que o acesso as mensagens seja feito a partir de qualquer lugar do mundo.

- A fim de melhorar a organização dos e-mails, o sistema permite a criação de quantas pastas e sub-pastas for desejado, podendo ser feito o “download/upload” e a movimentação de e-mails entre elas.

- A empresa pode criar “Pastas Publicas” de e-mail e nelas compartilhar e-mails entre os vários usuários do sistema, sempre respeitando as permissões de acesso previamente definidas.

- Os usuários do sistema também podem compartilhar pastas de sua caixa postal para o acesso de terceiros.

- Através de uma cômoda interface Web, os usuários podem gerenciar as permissões de acesso a suas pastas e caixas postais. A configuração das permissões é muito flexível, permitindo criar as mais variadas combinações imagináveis.

- Quota de espaço. O administrador do sistema pode determinar um tamanho maximo da caixa postal para cada usuário, controlando assim a utilização de espaço no servidor.


2- SIEVE (Filtros) -> Através de uma cômoda interface Web os usuários podem utilizar esta linguagem de filtro para interagir com o sistema de e-mail, criando suas próprias regras de filtro de mensagens.

- Todos os filtros são criados diretamente no sistema de email e funcionam a nível de servidor.

- Cada usuário pode configurar suas próprias regras de bloqueio para e-mails indesejados.

- Os usuários podem configurar filtros que vão automaticamente distribuir os novos e-mails entre pastas e sub-pastas de sua caixa postal.

- Mensagens de “Auto-resposta” podem ser criadas para responder instantaneamente determinado e-mail recebido. Esta configuração normalmente é utilizada quando a empresa deseja notificar o remetente que sua mensagem foi recebida com sucesso, ou por usuários que estão ausentes por determinado tempo.

- Regras de redirecionamento de e-mail também podem ser criadas por usuários que desejam receber seus e-mails em algum outro lugar.


3- Webmail -> O Sistema também conta com um poderoso e versátil WebMail que disponibiliza as mesmas funcionalidade do acesso convencional, e pode ser utilizado a partir de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo.

4- Filtro de SPAM -> Em paralelo ao “SIEVE” o sistema também opera com uma poderosa ferramenta Anti-SPAM, que atua em um nível global fazendo uma triagem antes mesmo dos e-mails serem entregues nas caixas postais dos usuários, reduzindo assim significativamente a quantidade de filtros que cada usuário teria que criar individualmente.

5- Antivírus -> Antes de disponibilizar cada mensagem na caixa postal do usuário o sistema também as verifica quanto a existencia de virus, e caso alguma ameaça seja encontrada a mensagem é colocada em quarentena.

6- SSL -> Este pacote de bibliotecas implementadas no sistema de e-mail faz com que todas as conexões entre o servidor e o usuário sejam criptografadas. As configurações de SSL utilizadas em nosso sistema seguem os padrões dos órgãos internacionais que regulam a Internet, e são igualmente seguras como as conexões que fazemos com os bancos.

7- POP3 -> O sistema de e-mail ainda disponibiliza o convencional acesso “POP”. A forma de acesso é idêntica a qualquer outro provedor, onde as mensagens são baixadas para a estação do usuário através de um cliente de e-mail.

8- SMTP -> Esta é parte do sistema de e-mail responsável pelo envio e recebimento dos e-mails, porem em nosso sistema ela também é reponsavel por fazer uma pré-verificação nas mensagens, podendo remover ou bloquear anexos, rejeitar servidores conhecidos como “SPAMMER” e checar “black-list” (RBL) na internet.

9- Administração -> E por ultimo mas não menos importante é a interface de gerenciamento da ferramenta, que permite os administradores configurar nos mínimos detalhes todas suas funcionalidades.